Publicado em

Bem-estar subjetivo: como a interpretação da realidade interfere na nossa felicidade

Bem-estar vai muito mais além de praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável ou ser feliz no trabalho. Consiste na combinação de sentir-se bem – com você e com a vida – e de funcionar de modo otimizado – realizar seu potencial, ter um senso de propósito ligado a objetivos significativos, experimentar relacionamentos positivos. E, como mostrei no DICAS DE VICTORIA desta semana, “sentir-se bem” está atrelado ao bem-estar subjetivo!

Sabe o que difere o bem-estar objetivo do subjetivo? A nossa percepção individual. O bem-estar objetivo compreende uma visão “de fora para dentro”, envolvendo, por exemplo, a nossa relação com a comunidade em que vivemos. O subjetivo, em contrapartida, compreende uma visão “de dentro para fora”: como nós avaliamos a nossa vida com base em padrões estabelecidos por nós mesmos.

Segundo Ed Diener, professor de psicologia na Universidade de Illinois, o bem-estar subjetivo é a soma das nossas interpretações, humores e afetos. Afirmar que estamos bem ou felizes tem muito a ver com a interpretação da nossa realidade. Além disso, o bem-estar subjetivo é interpretado como a avaliação cognitiva e emocional que uma pessoa faz de sua vida.

O modo como pensamos a respeito de nossa satisfação com a vida como um todo e em áreas específicas, como no trabalho e nos relacionamentos familiares e sociais, condiz à avaliação cognitiva. Já a avaliação emocional está estritamente ligada aos afetos.

Afetos, de acordo com a psicologia, são as interpretações positivas ou negativas que damos às nossas experiências. Ou seja, às interpretações que nos direcionam nossa vida subjetiva, nosso aprendizado e nossas relações interpessoais. Sabe o que acontece quando experimentamos um elevado nível de afetos positivos?  Atingimos um alto grau de bem-estar subjetivo. Em outras palavras, nos tornamos verdadeiramente felizes.

Fica aqui um convite para reflexão: Como você enxerga a sua vida? As suas conquistas? E como se sente em relação aos seus estados emocionais? Tenha atitudes positivas e eleve o seu bem-estar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *